MP de Dourados afirma que cidade não está preparada para surto de coronavírus

Segundo nota assinada em conjunto pelo MPF, MPT e MPMS, a cidade já ocupa 78% dos leitos de UTI

| MIDIAMAX


Nota recomenta que população fique em isolamento. (Franz Mendes)

Diante do aumento dos casos de contaminação por Covid-19 e o crescente número de mortes provocadas pela doença em Dourados, procuradores do MPF (Ministério Público Federal) do MPT (Ministério Público do Trabalho) e promotores do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) afirmaram em nota conjunta que Dourados não está preparada para enfrentar o surto da doença.

No documento procuradores e promotores alertam que “desde o início da Pandemia o Ministério Público acompanha e fiscaliza todas as ações de prevenção, controle e estruturação do sistema de saúde local, para tanto já adotamos diversas medidas judiciais e extrajudiciais, expedimos diversas Recomendações ao Poder Público'.

Segundo eles, foram realizadas diversas reuniões com as autoridades municipais e estaduais de saúde, da assistência social e da educação, entre outras medidas para enfrentamento da crise. Na nota, o Ministério Público continuará atento para tomar todas medidas que serão necessárias dentro das suas atribuições e permitidas por Lei'

As autoridades informam ainda que Dourados possui somente 40 leitos de UTI adulto destinados para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados para a COVID-19 e já está com 78% de ocupação. Isso sem contar que a cidade é responsável por acolher pacientes de muitos municípios do seu entorno.

Outra preocupação é que nos últimos dias aumentaram os casos de contaminação de profissionais da saúde que estavam na linha de frente dos atendimentos nas unidades de saúde, havendo dificuldade de se conseguir os profissionais de saúde necessários para montar outros leitos de UTI para suprir a demanda.

“Diante deste quadro Por tudo isso, alertamos e conclamamos que a população de Dourados intensifique as medidas de prevenção. Permaneçam em casa o maior tempo possível e, quando houver necessidade de sair de casa, não saiam com a família toda e usem sempre máscara. Mantenham a distância segura das pessoas e permaneçam atentos às medidas de higiene. Não façam nenhum tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos'.

Os Procuradores de Justiça e Promotores que assinam a nota alertam ainda que é muito importante que as exigências feitas pelos Decretos Municipais sejam fielmente obedecidas por todos, inclusive o uso obrigatório de máscaras em estabelecimentos públicos ou privados. Em qualquer fila use sempre máscara e respeite a distância entre as pessoas. Enfim, esta é a preocupante situação do nosso Município, portanto seja solidário com o próximo e com quem ama, mantenha o distanciamento social e sempre use máscara quando precisar sair de casa.

As autoridades afirmam que continuam comprometidos em continuar trabalhando para o cumprimento das Leis e Decretos estabelecidos. “Podem ter certeza de que o Ministério Público continuará trabalhando forte em prol da saúde de nossa cidade, para vencer esta batalha contra o vírus'

A nota foi assinada por Rosalina Cruz Cavagnolli, Amílcar Araújo Carneiro Júnior, Ricardo Rotunno, Luís Gustavo Camacho Terçariol e Fabrícia Barbosa Lima, Promotores de Justiça de Dourados.  Luiz Eduardo de Souza Smaniotto, Procurador da República Dourados e Jeferson Pereira, Procurador do Trabalho Dourados.


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE