Segunda amanhece chuvosa em parte de MS, com alerta de tempestade em 52 cidades

Chove em pelo menos 7 cidades e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou alerta para temporal

| VIVIANE OLIVEIRA / CAMPO GRANDE NEWS


Dourados amanheceu com tempo fechado e chove na maior parte da cidade (Foto: Helio de Freitas)

Após o temporal do fim de semana que causou transtornos em várias regiões, áreas de instabilidades continuam a atuar em  Mato Grosso do Sul nesta manhã de segunda-feira (17). Amanheceu chovendo em Ponta Porã, Bonito, Dourados, Porto Murtinho, Miranda e Bataguassu.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou alerta de tempestade para 52 cidades do Estado com chuva de até 50 mm, ventania e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica,queda de galhos de árvores e de alagamentos.

A situação mais crítica foi em Aquidauana, distante 135 quilômetros de Campo Grande. Por lá, temporal com ventos de 90 km/h deixou rastro de destruição. As tendas montadas para atendimento de casos de covid-19 no Hospital Regional do município foram destruídas pela ventania na madrugada de ontem (16). A estrutura do CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Rua Pedro Pace, também foi levada pela chuva. A Prefeitura contabiliza nesta manhã os prejuízos causados pelo temporal.

Depois de quase 40 dias sem chuva, Dourados registrou acumulado de 36 mm no mês, segundo o Guia Clima da Empresa Agropecuária Oeste. Nesta manhã, conforme a Embrapa, já foi registrado 2.9 mm. O tempo por lá segue nublado, garoando e com trovoadas.

A previsão para esta segunda-feira é de céu nublado com potencial para chuva em grande parte do Estado. Mesmo com céu nublado, há pouca chance de precipitação apenas nas regiões norte (Sonora) e nordeste (Aparecida do Taboado). A umidade relativa do ar se eleva com variação ao longo do dia 50% a 100%. Há possibilidade de vento fraco a moderado em todas as regiões de MS. As temperaturas máximas no Estado serão de 37ºC. Em Campo Grande, a máxima não vai passar dos 29ºC.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), o acumulado de chuva esperado varia de 5 a 100 mm com a maior concentração nos municípios da região sul (Dourados, Ponta Porã, Amambai).


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE