Luiz Fux assume STF e diz que não vai tolerar recuo no combate à corrupção

Ministro também afirmou que sua gestão vai proteger o STF dos ataques

| MARTA FERREIRA / CAMPO GRANDE NEWS


Luiz Fux tomou posse no STF nesta quinta-feira. (Foto: Agência Brasil)

O ministro Luiz Fux assumiu nesta quinta-feira (10) a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), a corte máxima da justiça brasileira. No discurso, afirmou que não vai admitir “agressão' ao Supremo nem recuo no combate à corrupção no Brasil.

Aos meus colegas Ministros do Supremo Tribunal Federal, de ontem, de hoje e de sempre, presto a profissão de fé de que não economizarei esforços para manter a autoridade e a dignidade desta Corte, conjurando as agressões lançadas pelos descompromissados com a pátria e com o povo do nosso país', afirmou Fux no discurso de posse.

Na fala, o ministro atribuiu aos desvios de dinheiro público problemas sérios do Brasil.

'Esses corruptos de ontem e de hoje é que são os verdadeiros responsáveis pela ausência de leitos nos hospitais, de 24 saneamento e de saúde para a população carente, pela falta de merenda escolar para as crianças brasileiras e por impor ao pobre trabalhador brasileiro uma vida lindeira à sobrevivência biológica', acrescentou o novo presidente do STF.

 O Supremo terá como vice-presidente Rosa Weber, que iniciou a carreira como juíza do trabalho. Como presidente do STF, Luiz Fux estará também à frente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), principal órgão de controle administrativo do Judiciário.

Com 9 anos de atuação na cúpula do Poder Judiciário brasileiro, o magistrado nascido no Rio de Janeiro já emitiu mais de 77 mil decisões e despachos em processos diversos - desde a Lei da Ficha Limpa ao caso de extradição de Cesare Battisti, italiano condenado por assassinatos na década de 1970.

No discurso, o ministro anunciou a criação do Observatório de Direitos Humanos, a cargo do Conselho, com a participação de lideranças nacionais.


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE