Aumenta para 27% área desmatada por incêndios no Pantanal, indica Ibama

Área total do bioma pantaneiro consumida pelo fogo é de 4,1 milhões de hectares

| MIDIAMAX


Brigadistas combatem fogo no Pantanal | Foto: Henrique Arakaki

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), divulgou, nesta terça-feira (13), a atualização dos dados de queimada no Pantanal. De janeiro a este domingo (11), cerca de 27% de área do bioma pantaneiro já foi consumida pelas chamas no período.

De acordo com o analista ambiental do Ibama, Alexandre Pereira, levantamento é feito pelo monitoramento do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

“A área total queimada é de 4,1 milhões de hectares, sendo que no Pantanal de Mato Grosso corresponde há 2,1 milhões e do MS é de 1,9 milhão, só no ano de 2020', relata.

A senadores, Salles diz que governo federal fiscaliza só 6% do Pantanal

Um ano após rapaz morrer com tiro de bala de plástico, sindicância segue sem conclusão

Comparando ao mês passado, foram mais de 900 mil hectares destruídos pelos incêndios. No período, o Governo do Estado havia decretado situação de emergência e recebido da União o apoio de R$ 3,8 milhões para aplicar em ações de combate.

No início do mês mais duas aeronaves chegaram para ajudar no combate aéreo, sendo um helicóptero e um avião Air Tractor foram cedidos pela Polícia Militar de Minas Gerais. O efetivo de mais 41 brigadistas também soma a operação.

Animais resgatados

Ainda não há como realizar um balanço de quantos animais e quanto de flora já se perdeu durante o desastre. Veterinários e voluntários trabalham no resgate e no transporte de alimentos em áreas críticas.

Que susto: Durante faxina, moradora encontra sucuri de 1,8 metro atrás de móvel em MS

Bombeiros fecham rua após abelhas atacarem pessoas na Vila Almeida

Após deixar rastro de destruição, chuva com granizo é prevista para 7 cidades em MS

A anta de quase 170 quilos resgatada na Serra do Amolar com partes do corpo e patas queimadas, já está sendo tratada no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Selvagens) de Campo Grande.


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE