Fisioterapia reabilita pacientes com síndrome do pós Covid-19 em Jateí

| ASSOMASUL


Prefeitura implanta serviço de fisioterapia especializada

A saúde pública de Jateí é uma das poucas do Brasil – se não for a única – a fazer um trabalho específico em fisioterapia para pacientes que foram acometidos com a Covid 19. O município contratou um experiente profissional, mestre em Fisioterapia, para fazer massagem pulmonar em pessoas que contraíram o vírus e estão no período de recuperação pós contágio.

De acordo com o fisioterapeuta Israel Moraes dos Santos, a reabilitação é para pacientes que desenvolveram a síndrome pós Covid-19 com alterações cognitivas, como a falta de concentração, letargia, ansiedade e depressão. 

Ele explica que na parte cardio-respiratória, por exemplo, há uma redução na capacidade aeróbica, enquanto na musco-esquelética há perda de massa muscular, ou seja, um descondicionamento físico do indivíduo. Essa situação leva a incapacidade funcional do organismo, como realizar caminhadas de curta e longa distâncias.

Israel enfatiza que este tipo de procedimento direcionado aos pacientes em Jateí é fundamental e decisivo na recuperação do paciente, já que ele previne inclusive um possível quadro de depressão, que é a porta de entrada para todas as demais doenças. “A gestão de Jateí, na pessoa do prefeito Eraldo Leite, está de parabéns por ter percepção quanto a reabilitação dos sequelados pela covid 19', atesta o fisioterapeuta.

O trabalho que está sendo desenvolvido em Jateí tem como foco a massagem pulmonar, com exercícios direcionados e programados, mas a reabilitação não se restringe apenas neste quesito. O atendimento procura dar uma atenção integral ao paciente, promovendo também sua autoestima e a pronta reabilitação para a vida. “É uma fisioterapia especializada, de monitoramento contínuo do paciente', define Israel Moraes dos Santos.

É importante ressaltar que este atendimento especializado em Jateí está sendo feito de forma regular, mesmo neste período de recesso em função do período de final de ano. O trabalho de reabilitação é feito na Clínica Municipal Multidisciplinar de Jateí, que fica anexa ao paço municipal. As consultas são por agendamento no local, mas o fisioterapeuta observa que, em alguns casos, o procedimento pode ser feito em domicílio e até mesmo hospitalar.


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE