‘Monumento ao Sobá’, na Feira Central, poderá captar até R$ 167,1 mil para revitalização

Obra de Cleir Ávila terá até final de dezembro para conseguir doações

| MIDIAMAX


Obra poderá passar por revitalização - Saul Schrann | Governo de MS

A obra ‘Monumento ao Sobá’, localizada na Feira Central de Campo Grande e de autoria do artista plástico Cleir Ávila, obteve autorização para captar até R$ 167.194,17 para sua revitalização, conforme portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (6).

Conforme portaria, o projeto foi homologado para seguir à fase de obtenção de doações e patrocínios, com base nas disposições legais do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) e tem prazo de captação a contar desta terça-feira (6) até o dia 31 de dezembro de 2021.

O projeto submetido à Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura está sob responsabilidade de Débora Belalian Figueiró. Ele é descrito como um dos principais pontos turísticos da cidade de Campo Grande e padece sem revitalização desde sua instalação, no ano de 2009.

A obra, que homenageia a imigração japonesa em Campo Grande, representa o sobá, prato típico e patrimônio cultural da cidade. Em 2015, o ‘Monumento ao Sobá’ passou por intervenção não autorizada pelo autor. A situação causou indignação de Cleir, que na ocasião lembrou que obras são regidas por direitos autorais. “É imoral alguém achar que pode passar por cima da obra de arte', destacou.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE