Ao se vacinarem contra Covid-19, famosos jovens alertam para comorbidades invisíveis

| VIX / CHRISTIANE GONçALVES


No Brasil, a vacina contra a Covid-19 está sendo aplicadas em pessoas mais jovens que possuem problemas de saúde específicos, são as chamadas comorbidades.

A lista de complicações fez com que vários famosos recebessem a primeira dose do imunizante e usassem as redes sociais para celebrar e alertar sobre as "comorbidades invisíveis".

Famosos que se vacinaram por comorbidades

José Loreto

No dia 14 de maio, José Loreto, de 37 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O ator registrou o momento em vídeo e compartilhou nas redes sociais. Na hora da aplicação, ele lembrou os colegas que morreram por causa do vírus e todas as 430 mil vítimas no Brasil.

Apesar de jovem, José Loreto recebeu a vacina por ter diabetes tipo 1, uma das comorbidades que faz parte da lista do Ministério da Saúde. O ator descobriu ser portador da diabetes mellitus aos 14 anos e faz uso da insulina.

Kelly Key

Kelly Key é apenas um ano mais velha que José Loreto e também recebeu o imunizante no mês de maio. A cantora aproveitou para filmar o momento em que foi vacinada e ao compartilhar nas redes sociais, explicou qual era sua comorbidade: "Tenho doença autoimune, 38 anos, faço o uso de imunossupressor e por isso, faço parte do grupo de comorbidade. Recebi a primeira dose da vacina e junto com ela uma dose de #esperança!".

A doença autoimune de Kelly Key é a psoríase, um problema de pele que ocorre quando há uma maior produção de células da pele do que o usual. Vale lembrar que as pessoas que fazem uso de medicamentos imunossupressores, também entram na lista de comorbidades para a vacina. Elas fazem parte do grupo dos imunossuprimidos.

Taís Araújo

Aos 42 anos, Taís Araújo foi vacinada no dia 19 de maio. Assim como outros famosos, ela também registrou o momento em que recebeu o imunizante e contou aos seus seguidores que já recebeu a primeira dose porque faz parte do grupo com comorbidades.

"Hoje foi meu dia de tomar a vacina, eu tenho asma grave e faço parte do grupo com comorbidade", explicou a atriz. Vale lembrar que a asma grave se encaixa no grupo de pneumopatias crônicas grave, que está na lista de comorbidades divulgada pelo Ministério da Saúde.

Carla Diaz

Aos 30 anos, Carla Diaz recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no dia 27 de maio. A atriz, que participou do BBB 21 explicou o motivo de estar sendo vacinada: "Para quem não sabe, ano passado, no meio da pandemia, descobri um câncer na tireoide, operei, graças a Deus deu tudo certo, porém ainda me encontro em observação médica, já que ainda tem poucos meses que fiz todo o tratamento. Com isso, pertenço ao grupo de risco da Covid-19, e hoje pude finalmente ser vacinada contra o vírus!", escreveu na legenda do vídeo.

Dentro da lista de comorbidade está o grupo dos imunossuprimidos cujo pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses fazem parte e já podem se vacinar. Carla ainda fez um alerta para as pessoas se informarem para descobrir se podem ser imunizadas: "Soube pelo meu médico cirurgião e vim compartilhar com vocês também, porque não sabia que podia ser vacinada. Achei importante trazer essa informação, porque imagino que, assim como eu, muitos pessoas na mesma situação podem não saber".

Nicolas Prates

O ator Nicolas Prates é o mais jovem dessa lista que recebeu a vacina contra a Covid-19. Com 24 anos, ele foi imunizado com a primeira dose por fazer parte do grupo de comorbidades de pneumopatias crônicas graves por ter asma e bronquite.

"Tenho asma e bronquite desde os 7 anos. Quem me vê correndo 20 km, depois surfando e de noite correndo mais uns km, não sabe que isso vem desde cedo. Precisei inserir o esporte na minha vida pro meu bem estar e para controlar a asma, comecei na natação justamente por ser o mais recomendado pra minha comorbidade, depois fui para os outros esportes", escreveu Nicolas ao mostrar o comprovante da vacina no Instagram.

Fernanda Gentil

A jornalista e apresentadora Fernanda Gentil foi vacinada contra a Covid-19 no dia 25 de maio. Nas redes sociais, ela mostrou e celebrou o momento: "Dia em que senti esses meros 0,5 ml entrarem no meu corpo representando litros e litros de esperança".

Fernanda também tem asma e faz parte do grupo de comorbidades: "Hoje, a asma que tenho desde criança, que tanto me fez dormir em hospitais tomando corticóide na veia, que me tira a respiração em incontáveis episódios na minha vida, ela que já quase me levou por duas vezes, que me tirou da transmissão da Copa da Rússia por um dia, que tanto assombrou meus pais quando eu era pequena, então…. hoje ela deu uma trégua nas preocupações e me incluiu no grupo prioritário para a vacinação", desabafou a apresentadora.

Luiza Possi

Luiza Possi tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no dia 18 de maio. A cantora está grávida do segundo filho e tem asma e o programa Nacional de Imunização determina que gestantes com comorbidades fazem parte do grupo prioritário da vacina.

Ao dividir o momento com seus seguidores nas redes sociais, Luiza escreveu: "Viva o Sus! Viva a ciência!! Chegou meu dia, e juro, uma alegria muito grande! Hoje foi dia de grávida com comorbidade, no caso tenho asma então fui lá e tomei a vacina Da Pfizer! Só rezo pra que esse dia chegue pra todos os brasileiros! VACINA JÁ! VACINA PARA TODOS".

Marcus Majella

O ator e humorista Marcus Majella, de 42 anos, também foi vacinado. Ele, que tem Hipertensão Arterial Resistente (HAR) e, por isso, faz parte do grupo de comorbidades, tomou a primeira dose em 19 de maio e aproveitou o momento para fazer um tributo ao ator e amigo Paulo Gustavo, que morreu vítima da Covid-19.

"A vacina tão sonhada que meu amigo não conseguiu tomar. Mas Levei ele no meu peito pra participar desse momento comigo. Ele ficaria feliz! Falava pra mim toda semana, “Marquinhos, cuida da sua saúde, pq a senhora é Hipertensa, Viado.' To me cuidando, querido amigo. Por ser hipertensa, me vacinei hoje aos 42 anos no Rio de Janeiro (obrigado a equipe carinhosa que me atendeu)", escreveu na legenda.

Vanessa da Mata

Vanessa da Mata também apresenta uma comorbidade e, por isso, recebeu a primeira dose da vacina aos 45 anos. A cantora faz parte do grupo dos imunossuprimidos por sofrer de febre reumática e apesar do medo de agulha, foi imunizada no dia 19 de maio e gravou o momento:

"Mesmo com trauma de agulha, pelas mtas doenças de Infancia, retirada de um rim, febre reumática etc, ainda tremo muito, mas, mais vale uma agulhada salvadora, do que várias numa UTI e um tubo garganta abaixo, fora os riscos mais graves etc. Pense nisso. Vacina é vida", escreveu Vanessa na legenda do vídeo.

Rafael Cardoso

Rafael Cardoso, de 35 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no dia 24 de maio. O momento foi registrado por sua esposa, Mari Bridi, que compartilhou o vídeo nos Stories do Instagram. Na gravação, o ator conta que tem um problema congênito no coração que é considerado uma comorbidade: miocardiopatia hipertrófica assimétrica, que se caracteriza por um desenvolvimento excessivo do músculo do coração.

De acordo com a lista do Ministério da Saúde, adultos que possuem cardiopatias congênitas, com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas, insuficiência cardíaca, arritmias e comprometimento miocárdico, fazem parte do grupo de comorbidades e podem ser vacinados contra a Covid-19.

Mayana Moura

Mayana Moura sempre falou abertamente que tem bipolaridade. Embora o transtorno não faça parte da lista de comorbidades do Ministério da Saúde, recentemente, a prefeitura do Rio de Janeiro incluiu a doença psicossocial na lista de deficiência e, por esse motivo, a atriz conseguiu receber a primeira dose da vacina.

De acordo com Mayana, houve uma confusão na hora da vacinação e ela fez o seguinte desabafo nas redes sociais: "A prefeitura do Rio de Janeiro incluiu a doença psicossocial na lista de deficiência, não na lista de comorbidades. Não confundam. Porque vão querer dizer para vocês que vocês não estão na lista de comorbidades. E não estão mesmo, estão na de deficiência. Saiba os seus direitos. Consiga o máximo de informação possível e vá. Foi anunciado pela própria Prefeitura do Rio de Janeiro que pessoas com problemas psicossociais teriam direito à prioridade. Não desista. Feliz de estar enfim vacinada e triste de ver o Brasil mais uma vez ser esse lugar instável e confuso".

A prefeitura do Rio de Janeiro havia feito um post no Instagram falando sobre o grupo de pessoas com doenças psicossociais serem inclusas na categoria deficiências permanentes para a vacinação, que inclui transtornos psíquicos, como como ansiedade e depressão.

Entretanto, ao jornal O Globo, a prefeitura informou que nem todo quadro de doença psíquica é considerado elegível para a vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a prefeitura, o conceito de deficiência psicossocial é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecido na Lei Brasileira de Inclusão (LBI 13.146/15), conforme os itens F71 e F84 da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). A Lei Brasileira de Inclusão explica que o diagnóstico de uma deficiência é feito a partir “da constatação de um impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode impor uma condição de vulnerabilidade social à pessoa, obstruindo sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais'.

Famosos que se vacinaram contra a Covid-19

Famosos são vacinados contra Covid-19 no Brasil e geram comoção e esperançaVídeo de Palmirinha sendo vacinada contra COVID-19 fez todo mundo se emocionarAry Fontoura é vacinado contra Covid-19 e comemora: "O dia mais aguardado!"Famosos são vacinados contra Covid-19 no Brasil e geram comoção e esperançaVídeo de Palmirinha sendo vacinada contra COVID-19 fez todo mundo se emocionarAry Fontoura é vacinado contra Covid-19 e comemora: "O dia mais aguardado!"


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE