Ministério da Saúde deve definir nesta segunda se MS vai receber até 215 mil doses da Janssen

Quantidade extra seria para fazer cinturão sanitário na fronteira

| MIDIAMAX


Vacina da Janssen chega na terça-feira (15) ao Brasil - Reprodução

Mato Grosso do Sul deve receber ainda nesta segunda-feira (14) a resposta sobre o repasse de 176,6 mil doses extras da vacina Janssen, que chega ao Brasil na terça-feira (15), segundo informou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Conforme Resende, a divisão do Ministério da Saúde já aprovou o quantitativo de 38,4 mil doses para MS. Caso seja aprovado, o Estado receberia cerca de 215 mil doses da vacina da Janssen, que é de apenas 1 aplicação, ou seja, seria possível imunizar 215 mil pessoas.

Porém, com apoio do Conass (Conselho Nacional de Secretarios de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), foi solicitado ao governo federal o envio de doses extras ao estado, que seriam para conduzir um estudo na fronteira.

'Imunizar os municípios na fronteira para fazer um estudo epidemiológico da eficácia dessa vacina que será aplicada em curto espaço de tempo e já mostramos que temos condições para isso', explicou o secretário.

Assim, as 38,4 mil doses previstas inicialmente devem ser distribuídas entre todos os municípios do Estado, assim como tem sido realizado nas outras remessas de vacina. 'A vacinação é importante para que possamos, de fato, conter a expansão da doença aqui', pontuou o secretário.

Mato Grosso do Sul também aguarda informações sobre novas remessas das vacinas da AstraZeneca e CornaVac que devem ser enviadas esta semana. 

O Instituto Butantan entregou nesta segunda-feira mais 1 milhão de doses ao Ministério da Saúde, que serão divididos e distribuídos nos próximos dias. 

Após o anúncio de que o Brasil receberia 3 milhões de doses, o Cosems encaminhou ofício ao Ministério da Saúde solicitando que fosse encaminhado ao Estado o quantitativo de 1,8 milhões, que seriam suficientes para terminar de imunizar toda a população.

O assunto ganhou repercussão nacional e chegou a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter. 

A mobilização para que MS recebesse doses extras envolveu grande mobilização política. 'Fizemos solicitação para a bancada federal, os senadores de MS foram ontem de manhã ao ministro, governador fez ligações, a ministra Tereza Cristina ligou ao ministro para termos esse fundo de reseva, tivemos apoio do Conass e Conassems. Todos participaram dessa conquista', finalizou Resende.


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE