
A SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai – está realizando a Operação Mbaracayú, uma forte ofensiva contra o tráfico de maconha e também de preservação e recuperação de áreas florestais afetadas pela atuação do crime organizado.
Com forte apoio da Força-Tarefa Conjunta (FTC), helicópteros da Força Aérea e guardas florestais locais, a operação já resultou na destruição de mais de 70 toneladas de maconha no departamento de Canindeyú, na fronteira com o Brasil.
Conforme a SENAD, assim como outras operações de grande escala contra as fontes logísticas da produção de maconha, esta última incursão em todo o país já resultou no desmantelamento de pelo menos 12 acampamentos que, segundo observações, estavam em condições ideais para o processamento de grandes volumes da droga.
Voos de helicóptero transportam equipes operacionais até o centro dos centros de produção, facilitando a eficácia das ações contra essas estruturas. Essas ações já eliminaram 25 hectares de cultivo de coca.
O plano operacional inclui o aumento da jornada de trabalho, com o objetivo de obter maior controle sobre o terreno contra os grupos criminosos que, além de serem parte importante da rede de narcotráfico, causam graves danos às principais áreas florestais da Reserva de Mbaracayú.



