Maduro tem caminho livre para vitória nas eleições deste domingo na Venezuela

Três grupos opositores se negaram a participar do pleito. Partido do presidente Nicolás Maduro deve repetir grande vitória das eleições estaduais, dizem analistas.


Maduro tem caminho livre para vitória nas eleições deste domingo na Venezuela

Os venezuelanos votam no próximo domingo (9) em uma eleição municipal de âmbito nacional que será boicotada pelos principais partidos da oposição, o que deve ajudar o presidente Nicolás Maduro a consolidar seu poder antes de uma provável tentativa de reeleição em 2018.

Segundo analistas citados pelas agências Reuters e France Presse, parece certo que os socialistas repetirão o feito das eleições estaduais de outubro, quando venceram em 18 de 23 estados. Dos 335 municípios que elegerão prefeitos por quatro anos, atualmente a situação governa 242 e a oposição 76. Os demais são administrados por dissidentes ou independentes.

Os três grupos opositores que fazem parte da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD) - que são Primeiro Justiça, Vontade Popular e Ação Democrática - se negaram a participar por "falta de garantias". Eles alegam que o sistema eleitoral é distorcido e concebido puramente para manter uma "ditadura" no poder. No entanto, outras organizações e dirigentes opositores competem por conta própria.

"A ausência dos principais partidos e a pressão da máquina chavista inviabilizam que a oposição possa manter sequer a metade das prefeituras que controla", disse à AFP Eugenio Martínez, especialista eleitoral. Ao contrário, o governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) "melhorará suas cotas de poder", acrescenta.

"É loucura não participar", disse o analista político Dimitris Pantoulas à Reuters. "O governo muito provavelmente terá um dos melhores resultados de sua história... Maduro ficará muito forte depois desta eleição. O momento político é dele". Segundo o vice-presidente Tareck El Aissami, Maduro buscará a reeleição apesar da baixa aprovação de 20%.


Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do Canaldaqui (67) 98186-1999

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010531782535

Clique aqui e receba notícias do Canaldaqui no seu WhatsApp!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE