Caarapó, Dourados, Itaporã, Juti e Ponta Porã recebem multas de R$ 2 milhões por uso irregular de agrotóxicos
Das 3.294 amostras avaliadas, 26,1% apresentaram irregularidades
Um estudo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que o abacaxi e a laranja são as frutas com maior quantidade de resíduos de agrotóxicos. Das 3.294 amostras avaliadas, 26,1% apresentaram irregularidades.
Além disso, 14 alimentos representando 31% do consumo de vegetais pela população brasileira foram estudados. Foram encontrados pesticidas proibidos, como o carbofurano e o procloraz, que podem causar problemas graves à saúde.
A Anvisa destacou que 37% das amostras não continham resíduos e 36,9% estavam dentro dos limites permitidos. A exposição aos resíduos é considerada baixa. No Mato Grosso do Sul, o Ibama aplicou multas de R$ 2 milhões em Caarapó, Dourados, Itaporã, Juti e Ponta Porã devido ao uso irregular de agrotóxicos.
A Operação Xapiri fiscalizou 28 áreas, constatando infrações ambientais, como pulverização terrestre e aérea inadequada, armazenamento incorreto e descarte irregular de embalagens.
Com informações do Campo Grande News
Qual é a sua reação?