Polícia aciona Defesa Civil após estrada ser reconstruída com restos da barragem rompida no Nasa Park
Prefeitura foi acionada para situação precária da estrada
A Polícia Civil, através da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) verificou que a estrada vicinal paralela à rodovia que ia para o loteamento Nasa Park, em Jaraguari, foi reconstruída de forma precária, após o rompimento da barragem no dia 20 deste mês. A prefeitura da cidade foi acionada para situação da estrada.
De acordo com a delegada Gabriela Stainle, quando a equipe foi até Jaraguari nesta quinta-feira (29), resolveu seguir por outro caminho ao se deparar com a situação precária da estrada. Conforme a delegada, a estrada foi reconstruída com os restos da barragem rompida, o que causa insegurança.
A Defesa Civil foi acionada e posteriormente a prefeitura da cidade. Segundo a delegada, o prefeito de Jaraguari teria sinalizado para a Defesa Civil que sabia da situação. Sobre a perícia, Stainle disse não poder passar detalhes, mas afirmou que todas as casas das duas margens foram visitadas pela equipe policial.
A delegada ainda ressaltou que alguns moradores não foram localizados, mas que a polícia voltará ao local. Também foi dito pela delegada, que foi feito o pedido de documentação do loteamento aos proprietários.
Também foi pedida a documentação ao Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). “Se tiver obra de engenharia tem de ter documento”, disse Stainle. Logo após a perícia, testemunhas começaram a ser ouvidas na delegacia.
“Coisa horrorosa, era tudo verde e agora não tem nada”, disse a delegada.
No dia 21 deste mês, a polícia deu início às oitivas. O caso do rompimento da barragem foi registrado como crime ambiental. “Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível”, parágrafo 3º do art. 54 da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/1998.
Rompimento da barragem
O rompimento da barragem ocorreu na manhã de terça-feira (20). Com o incidente, água e lama tomaram conta do trecho da BR-163, entre os km 500 e 501. Por isso, o local ficou totalmente interditado nos dois sentidos, até o fim da manhã.
Após o rompimento, a represa secou enquanto casas foram invadidas pela água. Essas residências foram destruídas.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CCR MSVia estiveram no local no dia do incidente.
Midiamax/Thatiana Melo, Lucas Caxito
Qual é a sua reação?